
Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS
A AIDS é um conjunto de sinais, sintomas e alterações laboratoriais em decorrência da infecção causada pelo vírus HIV. Mesmo sem apresentar os sintomas, é possível transmitir o vírus, por isso a importância da prevenção.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da AIDS. Continue acompanhando nossa postagem de hoje, e fique informado sobre o assunto.
Causas / transmissão
- • Gravidez (parto e amamentação – maior risco para a criança);
- • Instrumentos perfuro-cortantes na esterilizados;
- • Prática de sexo oral (oral, vagina ou anal) sem preservativo;
- • Uso de seringas infectadas ou já utilizadas por desconhecidos;
- • Transfusão de sangue contaminado (caso raro);
- • Contato com sangue ou ferimento de portadores do vírus.
Logo abaixo nós separamos algumas dicas de como é possível se prevenir da doença. Veja:
Como se prevenir?
Para se prevenir contra a AIDS, é recomendada a utilização de preservativo durante as relações sexuais. Quando for fazer uso de seringas e agulhas observe bem se são descartáveis. Do contrário, não as utilize jamais.
Além disso, é preciso fazer um teste prévio no sangue a ser transfundido. Ao manipular feridas ou líquidos potencialmente contaminados é necessário utilizar luvas limpas e descartáveis.
Ao término do procedimento faça o descarte das luvas imediatamente. É imprescindível que as gestantes façam o teste de AIDS e deem início ao pré-natal o quanto antes.
Todas essas medidas preventivas são extremamente importantes, uma vez que impedem a doença de se proliferar. Seguindo todas essas dicas fica mais fácil se prevenir, não é verdade?
Você tem mais algum conhecimento sobre a AIDS ou o HIV que queira acrescentar no nosso post? Fique à vontade para adicionar seus conhecimentos mais abaixo. Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato conosco.