
Sinalização de Segurança: Como prevenir acidentes de trabalho?
Várias medidas são capazes de tornar um ambiente de trabalho mais seguro, sendo a sinalização de segurança uma delas. Ela facilita a identificação dos riscos presentes em um ambiente de trabalho e assim, garante a saúde e a integridade física de vários trabalhadores.
Para que serve a sinalização de segurança?
Tamanha a sua importância, a sinalização de segurança é regulamentada pela NR 26. Essa norma estabelece que devem ser adotadas cores nos locais de trabalho com a finalidade de indicar a todos que neles transitam a existência de riscos.
Nesse sentido, a sinalização pode ser usada para:
- Informar sobre a necessidade do uso de EPIs no ambiente;
- Indicar a localização de extintores;
- Proibir a entrada de pessoas não autorizadas;
- Indicar a presença de produtos químicos no local;
- Informar sobre o trânsito de máquinas no ambiente;
- Indicar saídas de emergência.
Cores da sinalização de segurança
A sinalização de segurança é feita por meio de cores. Isso facilita a interpretação e a memorização por parte dos trabalhadores, bem como padroniza o seu uso em todas as empresas. Confira a seguir as cores mais utilizadas:
Amarelo - alerta
Indicada em situações que exigem atenção, como pisos molhados, limite de degraus em escadas e presença de corrimãos. Mas, também pode ser usada para indicar a presença de materiais perigosos no ambiente por meio de placas triangulares.
Vermelho - combate ao incêndio
Ao contrário do amarelo, o vermelho não é usado para indicar uma situação de perigo. Mas sim, para informar sobre a localização de extintores, hidrantes, sirenes e outros sistemas usados no combate ao incêndio. Em alguns casos também pode significar proibição.
Verde - emergência
Enquanto isso, a sinalização de segurança de cor verde é utilizada para informar às pessoas sobre a localização de equipamentos de segurança, como EPIs, kit de primeiros socorros entre vários outros.
Azul - obrigação
Já esse tipo de sinalização é utilizado para orientar ao trabalhador sobre o uso de EPIs, como óculos, botas e luvas de segurança, além de protetores auriculares.
Como você pode perceber, a sinalização de segurança garante a saúde e a integridade física do trabalhador. Ela evita acidentes, multas e adequa a empresa às legislações trabalhistas vigentes. Entre em contato conosco e saiba como implementá-la em sua empresa.