Segurança do trabalho no canteiro de obras: o que você precisa saber
Garantir a segurança do trabalho no canteiro de obras é imprescindível. Com o auxílio de estratégias eficazes, é possível garantir um ambiente de trabalho mais confortável e seguro para os trabalhadores, bem como melhorar a qualidade dos serviços e dos produtos desenvolvidos nesse espaço.
O canteiro de obras é um espaço destinado à execução de trabalhos de construção, reforma ou manutenção de edificações, obras e serviços, tanto públicos quanto particulares. Geralmente é delimitado, cercado e além de concentrar vários trabalhadores para a execução das atividades, também é utilizado para armazenar materiais, equipamentos e máquinas. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
A NR 18
A Norma Regulamentadora nº 18 do Ministério do Trabalho é o instrumento normativo que define as medidas de segurança do trabalho no canteiro de obras para preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores e da população ao redor do local. Elas incluem o uso adequado de equipamentos, materiais e ferramentas, bem como o treinamento adequado de todos os envolvidos.
A NR 18 estabelece diretrizes tanto práticas quanto de ordem administrativa, promovendo o planejamento, a organização, a execução das atividades e a implementação de medidas de segurança para diminuir os riscos ocupacionais, evitar doenças e acidentes. O objetivo é construir um ambiente de trabalho mais seguro na indústria da construção civil.
Quais atividades são realizadas em um canteiro de obras?
Uma obra de construção civil é composta por várias fases. Em cada uma delas são executadas diversas atividades, de acordo com o tipo de projeto. Geralmente essas atividades incluem:
- Escavação de solo;
- Fundações do solo e do subsolo;
- Realização das estruturas da edificação;
- Colocação de laje;
- Alvenaria e instalações elétricas e hidráulicas;
- Aplicação de revestimentos;
- Pintura, reforma e manutenção de edificações;
- Movimentação e transporte de cargas;
- Içamento de materiais;
- Descarte de entulho e resíduos, dentre outras atividades.
Quais trabalhadores fazem parte de um canteiro de obras?
Geralmente um canteiro de obras é dividido em áreas operacionais, onde os trabalhadores são alocados conforme suas competências e habilidades. Entre os muitos profissionais envolvidos nesse ambiente de trabalho destacam-se:
- Engenheiros civis;
- Mestres de obra, pedreiros e ajudantes;
- Pintores;
- Topógrafos;
- Carpinteiros;
- Eletricistas e eletrotécnicos;
- Encanadores;
- Geólogos;
- Arquitetos;
- Caminhoneiros;
- Operadores de máquinas (escavadeiras, carregadeiras, gruas, empilhadeiras);
- Mecânicos;
- Paisagistas;
- Trabalhadores da limpeza.
Vale dizer que esses são apenas alguns dos muitos profissionais que podem ser alocados em um canteiro de obras, mas a lista pode ser ainda maior conforme o tipo de projeto (construção de uma casa, prédio ou pavimentação pública, por exemplo).
Além disso, é válido destacar que também podem ser alocados no canteiro profissionais de cozinha, caso exista refeitório local. Pode ainda haver a presença de seguranças, porteiros, vigias, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e demais profissionais de saúde no local caso este conte com ambulatório.
Como garantir a segurança do trabalho no canteiro de obras?
A segurança do trabalho no canteiro de obras envolve uma série de medidas de prevenção de riscos. Tais medidas buscam garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, bem como da população ao redor do local. A organização da obra começa com a Comunicação Prévia de Obras em sistema da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT e com a implementação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), que deve contemplar todos
os riscos ocupacionais presentes no canteiro de obras, bem como medidas de prevenção, que podem incluir:
- Realização de treinamentos de segurança para todos os trabalhadores sobre os riscos existentes no canteiro de obras;
- Identificação e indicação para uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados como botas, óculos de segurança, luvas, capacete, etc.;
- Criação de zonas seguras de trabalho, com instalação de barreiras de segurança, identificação de áreas perigosas e a instalação de equipamentos de detecção de gases tóxicos;
- Instalações elétricas temporárias e definitivas segundo as diretrizes da NR 10;
- Instalação de placas de sinalização e sistema de iluminação adequado;
- Manutenção adequada das ferramentas e máquinas usadas no canteiro de obras;
- Utilização de materiais e equipamentos de qualidade;
- No caso de demolições, deve ser elaborado um Plano de Demolição por um profissional legalmente habilitado, contemplando os riscos ocupacionais de cada etapa da demolição, bem como as medidas de prevenção a serem adotadas para preservar a saúde, a segurança e a integridade física dos trabalhadores;
- Serviços cujas alturas ultrapassem 2 metros do solo, as medidas de segurança do trabalho no canteiro de obras devem seguir o disposto na NR 35, trabalho em altura;
- Quanto à organização do canteiro de obras, ele deve ser limpo e suas vias de circulação totalmente desimpedidas de resíduos e entulhos, que devem ser removidos por meio de equipamentos específicos ou calhas fechadas.
Agora que você já conhece algumas medidas de segurança do trabalho no canteiro de obras, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto lendo outros artigos em nosso portal?
No site do Instituto Santa Catarina, referência em segurança do trabalho desde 2009, você encontra desde cursos e treinamentos online, semipresenciais e presenciais até conteúdos informativos em nosso blog. Acesse e confira!