Segurança do trabalho: informações, dados e dicas
Você saberia dizer como a segurança do trabalho atua na prática?
É correto afirmar que essa profissão visa tornar os trabalhos mais seguros, mas pode existir uma dúvida quando tentamos entender como isso é feito.
Sendo assim, para clarificar os objetivos e atividades da segurança do trabalho, separamos este artigo completo para você.
Aqui você confere quais são as medidas de prevenção que adotamos para proteger colaboradores e como reduzimos os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Siga a leitura e fique por dentro de tudo sobre a segurança do trabalho!
O que é a Segurança do Trabalho
A segurança do trabalho é composta por todas as normas, ações e atividades preventivas, bem como medidas impostas para os cuidados ao executar tarefas de qualquer profissão.
Sendo assim, sua atuação é direta na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, com um foco intenso na proteção da integridade física dos trabalhadores.
Na prática, os profissionais da segurança do trabalho se empenham para manter organizações livres de quaisquer riscos de acidentes e de doenças que as funções dos colaboradores possam causar.
Conheça a história da segurança do trabalho no Brasil
A história da segurança do trabalho no Brasil começa em 1919, com a lei n° 3724 que apresentava as primeiras regulamentações sobre acidentes de trabalho por aqui.
Alguns avanços aconteceram em 1943, com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no governo de Getúlio Vargas.
Mais para frente, em 1966, foi criada a FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) que difundiu as medidas de prevenção de acidentes no Brasil.
Depois vieram as leis trabalhistas e fundos de pensão para acidentados e, em 1977, tivemos as primeiras normas regulamentadoras (NRs), pela Lei nº 6.514.
Essas regras são válidas até hoje e regulamentam os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador, além de fornecerem orientações às organizações e empregados em relação às especificações de segurança.
Entenda o objetivo da segurança no trabalho
O principal objetivo da segurança no trabalho é oferecer mais qualidade de vida no ambiente laboral, agindo para evitar acidentes ou doenças de trabalho que podem surgir no exercício das atividades em uma organização.
Além do mais, podemos citar outros objetivos da segurança de trabalho, como:
eliminar as condições inseguras de trabalho de um colaborador;
clarificar para colaboradores a importância da prevenção de acidentes de trabalho e as suas consequências;
acompanhar e seguir a legislação e quaisquer requisitos legais sobre segurança no trabalho;
proporcionar melhores condições de trabalho, tanto para a saúde física como para a saúde psíquica de colaboradores;
avaliar as condições de determinado ambiente de trabalho;
garantir que os equipamentos de proteção individual (EPI) estão em bom estado e funcionamento.
Principais atividades da segurança do trabalho
Como você viu até agora, a segurança do trabalho exerce um papel fundamental na preservação da saúde dos trabalhadores.
Sendo assim, suas atividades mantém foco nisso, sendo algumas delas:
preparar laudos técnicos, documentos de análise de riscos e planos de segurança para as organizações;
elaborar programas que previnam e controlem acidentes;
dar palestras, treinamentos e mediar conversas e debates com funcionários de uma empresa sobre os cuidados no ambiente de trabalho;
repassar orientações para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
fazer toda a fiscalização da segurança do ambiente de trabalho e do andamento do cumprimento de normas;
organizar campanhas que promovam a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
Dados sobre a segurança do trabalho no Brasil
A importância da segurança do trabalho no Brasil pode ser comprovada com alguns dados alarmantes sobre o tema. Confira abaixo quais são eles, de acordo com reportagem do G1 e do portal Checklist Fácil.
O Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México;
Nós tivemos 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020;
Em oito anos, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho;
Essas doenças de acidentes de trabalho geraram um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões;
A maioria dos acidentes ocorrem na operação de máquinas e equipamentos (15%);
O percentual de acidentes em máquinas e equipamentos aumentou para 18% em 2020.
Doenças e acidentes do trabalho produzem a perda de R$ 300 bilhões do PIB a cada ano.
Dicas para evitar acidentes no trabalho
Tendo em mente esses dados preocupantes sobre a segurança do trabalho, trazemos aqui algumas dicas essenciais para evitar acidentes laborais. Confira!
1. Cumprir a legislação
As leis e normas regulamentadoras relacionadas à segurança e saúde ocupacional existem para serem cumpridas por um bem maior, ou seja, a vida dos colaboradores.
Ao não cumpri-las, você coloca em risco a saúde dos seus trabalhadores e pode receber multas altas.
2. Criar a CIPA
A criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) irá garantir um local de trabalho mais seguro e com menos riscos de acidentes.
Isso porque a função da CIPA consiste em identificar situações de riscos na empresa e apresentar medidas que reduzam ou eliminem acidentes de trabalho.
3. Dar EPIs aos colaboradores
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para evitar acidentes e doenças no trabalho.
As empresas são obrigadas a fornecer os EPIs aos seus colaboradores sem cobrarem nada deles por isso.
Assim, fica nas mãos do colaborador usar corretamente esses equipamentos e fica a cargo da empresa incentivar e fiscalizar o uso.
4. Incentivar a comunicação de incidentes
Repassar aos superiores e colaboradores da CIPA os incidentes que ocorrem ajudará na prevenção de possíveis acidentes futuros.
Afinal, por menor que tenha sido um acidente com um colaborador, ele pode ser mais grave com outra pessoa.
Assim, sabendo quais são os incidentes que acontecem, fica mais fácil os eliminar e evitar problemas maiores que podem surgir.
5. Buscar ajuda de empresas especializadas
Uma empresa especializada, como nós do Instituto Santa Catarina, pode fazer treinamentos com colaboradores, promovendo um ambiente mais seguro.
Com um treinamento nosso, por exemplo, nós explicamos a todos sobre a importância da segurança do trabalho e as medidas adotadas pela empresa, garantindo soluções completas e de qualidade para todos.
O que é um plano de segurança do trabalho?
O plano de segurança do trabalho é um documento que elenca os objetivos que uma empresa quer alcançar em relação a segurança.
Nele, constam ações e medidas preventivas que ajudam a alcançar esses objetivos.
Assim, sempre que existir um risco, seja ele biológico, químico ou físico, o plano de segurança o identifica, mensura e determina como minimizá-lo ou extingui-lo.
3 tipos de riscos na segurança do trabalhador
Os riscos na segurança do trabalhador são divididos em três. Abaixo, confira quais são eles.
Riscos ambientais
Os riscos ambientais podem ser físicos, químicos e biológicos.
Os físicos podem ser vibrações, radiações, ruídos, temperaturas (frio ou calor), pressões anormais e umidade.
Os químicos envolvem substâncias que podem contaminar o ambiente e causar danos físicos e mentais, como poeiras, fumos, gases, vapores e produtos químicos.
Já os biológicos envolvem vírus, bactérias, fungos, parasitas e afins.
Riscos ergonômicos
Os riscos ergonômicos envolvem esforços físicos ao executar tarefas, como transportar manualmente pesos ou sentar-se em postura incorreta.
Aqui também se encaixam jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações que causam estresse.
Riscos de acidentes
Os riscos de acidentes são diversos. Eles podem envolver pisos com pouca resistência e irregulares, uso de máquinas e equipamentos sem proteção e ferramentas impróprias ou com defeitos.
Também se encaixam em riscos de acidentes erros de iluminação (excessiva ou insuficiente), instalações elétricas com problemas, chances de incêndio ou explosão, animais peçonhentos e armazenamentos inadequados.
Entenda o que é uma NR e veja alguns exemplos
As Normas Regulamentadoras envolvem todas obrigações, direitos, atividades e deveres a serem cumpridos por empresas e trabalhadores.
Ao todo, temos 37 NRs do governo brasileiro, atualizadas periodicamente no site do Governo Federal. Abaixo, conheça as principais delas.
NR 5 – CIPA
Define a obrigatoriedade de todas as empresas com profissionais CLT organizarem e manterem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
NR 6 – EPI
Define todas as orientações sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde quais deles as empresas devem disponibilizar até a exigência de treinamentos para assegurar o uso correto entre os colaboradores.
NR 9 – PPRA
Exige que as empresas criem e implementem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), para preservar a saúde e integridade física dos colaboradores.
NR 17 – Ergonomia
Estabelece medidas com a finalidade de adaptar as condições de trabalho, para proporcionar aos colaboradores mais conforto, segurança e desempenho eficiente.
A importância da inspeção de segurança
Com a inspeção de segurança, um profissional que tenha formação em Segurança ou Medicina do Trabalho faz uma vistoria técnica que deve ocorrer 'in loco' nos mais diversos ambientes de trabalho.
Com essa inspeção, é possível avaliar os serviços desenvolvidos, os produtos utilizados e o próprio ambiente de trabalho.
Assim, fica mais fácil identificar riscos e perigos que possam provocar acidentes, doenças ou danos ao patrimônio.
Se você quer saber mais detalhes sobre a inspeção de segurança, você pode ler nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, a segurança do trabalho tem como objetivo prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Sua atuação é essencial em nosso país, pois o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, atrás apenas do México.
Tendo isso em mente, os profissionais de segurança do trabalho exercem suas funções para mudar esse cenário, seja avaliando as condições de um determinado ambiente ou garantindo que os EPIs estejam em bom estado de funcionamento.
Gostou de saber um pouco mais sobre essa profissão tão importante para o bem-estar e saúde de todos nós?