Qual o impacto do absenteísmo no Clima Organizacional?
Faltar ao trabalho é comum na cultura brasileira. Seja por questões pessoais, questões médicas, ou mesmo por descontentamento. Esse último é responsável por grande parte das faltas e atrasos. O Clima Organizacional influencia diretamente o absenteísmo e vice-versa.
Quando o indivíduo aceita trabalhar em determinada empresa ele possui certa expectativa, caso não seja suprida pode haver desmotivação e até queda da produtividade. Mas porque isso ocorre? A organização é feita de pessoas cada uma está ali por um motivo distinto.
Algumas porque se identificaram com a cultura organizacional, outras por causa do salário ou oportunidades de crescimento, outras ainda pelo clima sem diferente de empresas anteriores. Independente do real motivo num dado momento o Clima Organizacional acaba influenciando sua decisão de permanecer ou pedir demissão.
O que é Absenteísmo?
É quando o funcionário falta ou chega atrasado ao trabalho. Ou seja, é a quantidade de horas que ele não esteve produzindo. O cálculo pode ser feito por equipe ou individual.
Quais as principais causas do Absenteísmo?
No chão de fábrica, por exemplo, o índice de absenteísmo é maior do que num escritório de contabilidade ou numa loja de roupas. Por que isso ocorre? Por diversos fatores como trabalho repetitivo, carga horária exaustiva, baixos salários, pressão psicológica. Abaixo citamos alguns outros motivos:
- • Má liderança
- • Falta de valorização
- • Metas inalcansáveis
- • Processo seletivo mal-feito
- • Ausência de benefícios
Quando o funcionário é desafiado, tem metas que estimula sua capacidade, e percebe que seu trabalho contribui de forma positiva para o crescimento e desenvolvimento do negócio ele não vê razão para faltar, chegar atrasado ou oferecer um trabalho inferior.
Qual o impacto do Absenteísmo nas empresas?
- • Queda da produtividade
- • Insatisfação dos clientes
- • Perda de prazos
- • Aumento das despesas (contratos)
- • Insatisfação de funcionários
- • Aumento dos custos (contratações)
O relacionamento indivíduo x empresa é dinâmico. Para que continue sendo bom para ambas as partes é preciso haver troca. Se o funcionário entrega mais do que recebe num determinado momento se sentirá desmotivado. Por outro lado, se a empresa perceber que o contratado não está sendo entregue poderá se desfazer do funcionário.
Uma iniciativa interessante que vem sendo adotada por diversas empresas é a Avaliação de Clima Organizacional. Por meio dessa ferramenta é possível medir o grau de satisfação e ouvir sugestões. Assim, poderão ser adotadas medidas para melhorar o bem-estar dos funcionários.