
A NR 09 é a Norma Regulamentadora responsável pelas diretrizes do PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Ele tem como objetivo prever condições adversas no ambiente de trabalho que possam prejudicar a saúde e a segurança dos indivíduos. Para saber qual sua importância continue lendo!
Algumas empresas oferecem mais riscos do que outras. Ou seja, a rotina de um escritório é diferente do abate de animais por exemplo. Ou montadora de veículos. Ou ainda construção de navios. Mas cada uma apresenta riscos específicos. Podendo ser físicos, químicos ou biológicos.
A exposição a tais riscos pode comprometer a saúde do trabalhador e afastá-lo de suas funções. Em casos mais graves podem haver sequelas permanentes como perda da audição ou movimento das mãos causado por esforço repetitivo.
O que é PPRA?
PPRA é um Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. Ele tem como objetivo prever situações de risco e propor ações tornando o ambiente de trabalho mais seguro. Cada setor ou área da empresa apresenta diferentes riscos, por esse motivo faz-se necessário a presença de um profissional qualificado que avalie minuciosamente o processo de trabalho.
Qual a importância do PPRA?
O ponto principal do PPRA é a saúde e segurança do trabalhador. No entanto, empresas que não possuem programas como esse podem ser multadas pelo Ministério do Trabalho. É preciso atenção quanto às exigências do MTE por meio das NRs.
Quais seus benefícios?
Além da aumentar a segurança nas empresas, melhorar a saúde de modo geral, o PPRA ainda contribui para reduzir afastamentos, reduzir processos trabalhistas, reduzir custos, melhora o clima organizacional, melhora a imagem da empresa no mercado, além de evitar multas como mencionado anteriormente.
Quem deve elaborar o PPRA?
Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança, Técnicos de Segurança, são alguns dos profissionais legalmente habilitados para elaborar o PPRA. É importante ressaltar que além de a empresa possuir o documento listando as medidas que serão tomadas, prazos, etc. é preciso que tudo seja colocado em prática.
Caso a organização não tenha esses profissionais pode contratar uma empresa terceira que se responsabilize por todo o processo de implementação do PPRA. Ela irá avaliar as condições atuais, levantar os riscos e propor melhorias as quais têm prazo para serem cumpridas.
Outro fato importante é cumprir os prazos estipulados. Assim será possível mensurar os resultados obtidos. Na empresa em que trabalha há diálogo sobre o tema? Há treinamento sobre uso de EPIs? Compartilhe sua experiência.