
O uso de EPIs é obrigatório em diversas funções. Ele não evita acidentes porém diminui consideravelmente as consequências. Uma das exigências quanto ao uso é o Certificado de Aprovação (CA). Só podem ser comercializados equipamentos certificados pelo Ministério do Trabalho.
A NR 06 é a Norma Regulamentadora que orienta profissionais e empregadores quanto ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Especifica quais e como devem ser usados, quando trocar, procedimentos de compra, etc. A qualidade do EPI é um dos critérios mais importantes.
O que é Certificado de Aprovação (CA)?
É um certificado emitido pelo Ministério do Trabalho, em forma de número, que atesta a qualidade e funcionalidade dos EPIs. A numeração confirma que o equipamento possui qualidade e oferece proteção conforme especificado.
O CA é importante e necessário pois garante que os equipamentos de proteção foram testados por laboratório competente e aprovado conforme as normas de segurança do país.
Órgãos responsáveis pelo Certificado de Aprovação (CA)
- • MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)
- • INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)
É importante lembrar que o Certificado de Aprovação é obrigatório, sendo assim, no momento da compra é preciso verificar o prazo de validade.
Quais equipamentos precisam de aprovação do INMETRO?
- • Capacete de Segurança
- • Luvas isolantes de borracha
- • Luvas de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos
- • Cinturões de segurança
- • Peça semifacial filtrante para partícula (PFF)
Quando o assunto é Segurança do Trabalho a empresa precisa adotar todas as medidas possíveis para garantir a integridade física de seus empregados. Deve investir em equipamentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual, além de oferecer treinamentos específicos.
Ainda é realidade em muitas empresas o desconhecimento do uso correto de EPIs, assim como da necessidade do Certificado de Aprovação. Por questão econômica muitas empresas optam por equipamentos mais baratos e que talvez não tenham sido testados pelo INMETRO. O que pode comprometer a segurança.
Obter equipamentos de qualidade, aprovados por órgãos competentes contribui para a segurança de fornecedores, empresas e colaboradores. Além de evitar multas caso a empresa seja fiscalizada.