Qual a importância da Sinalização de Segurança?

Da mesma forma que placas de sinalização tornam o trânsito mais seguro e orientam os motoristas na empresa esses estímulos visuais guiam o trabalhador e promovem a segurança. Muitas áreas oferecem risco e a sinalização classifica cada uma delas. Juntamente com o Mapa de Risco instrui quantos aos perigos. Mas qual a importância da Sinalização de Segurança?

A NR 26 estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização de segurança do local de trabalho, com a finalidade de:

  • - prevenir acidentes;
  • - identificar os equipamentos de segurança;
  • - delimitar áreas, para fins de identificação das canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertências contra riscos.

O que é sinalização no local de trabalho?

É um conjunto de estímulos visuais que norteiam o colaborador sobre como agir em determinada situação. Podendo ser placas, faixa no chão, diferentes cores, etc. 

Quando entramos num lugar pela primeira vez sem ninguém para nos orientar podemos tranquilamente nos locomover apenas seguindo as placas. É possível encontrar a entrada, saída, recepção, extintor de incêndio, telefone somente pelas placas de sinalização.

Como é a sinalização de segurança?

Ela é baseada em pictogramas (símbolos) e cores, conforme padrões nacionais e internacionais. Consequentemente, isso faz com que a mesma sinalização seja entendida por um grande número de pessoas.

A ausência de sinalização adequada pode gerar multas e até interdição. Geralmente, a fiscalização é realizada pelo Ministério do Trabalho e o Corpo de Bombeiros.

Quais os tipos de sinalização?

A sinalização é dividida em algumas categorias: segurança, saúde, proibição, aviso, obrigação, salvamento e indicação. Cada uma delas possui cores e símbolo específicos de fácil entendimento e identificação.

Quais cores são usadas na sinalização?

* Vermelha - usada para identificar hidrantes, caixa de alarme de incêndio, sirenes de alarme de incêndio, portas de saídas de emergência, extintores e sua localização, bombas de incêndio, etc.

* Amarela - usada para identificar partes baixas de escadas móveis, meios-fio, corredores sem saída, empilhadeiras, tratores, reboques, corrimões, parapeitos, bandeiras como sinal de advertência, etc.

* Branca - usada para identificar direção e circulação por meio de sinais, localização e coletores de resíduos, área destinada à armazenagem, localização de bebedouros, zonas de segurança, etc.

* Verde - usada para identificar macas, chuveiros de segurança, fontes lavadoras de olhos, localização de EPI, dispositivos de segurança, mangueiras de oxigênio, caixas contendo máscaras contra gases, etc.

Essas são algumas das cores usadas na Sinalização de Segurança. Ela é padrão o que torna mais fácil sua compreensão. Muitos acidentes podem ser evitados simplesmente prestando atenção às placas indicando piso molhado, degrau inferior, etc.

Você já prestou atenção à Sinalização de Segurança na empresa em que trabalha? Sabe onde ficam as saídas de emergência por exemplo? Ou extintores de incêndio? Tem conhecimento sobre a NR 26? Compartilhe sua experiência!