Quais as diferenças entre PPRA e PCMSO?
Para entender as principais diferenças entre PPRA e PCMSO, é preciso conhecer o significado por trás destas siglas. Enquanto a primeira diz respeito ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, a segunda refere-se ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Porém, cada um desses itens desempenha um papel fundamental dentro de uma empresa.
Quais as diferenças entre PPRA e PCMSO?
A princípio, os dois programas têm como principal objetivo assegurar a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores. Porém, suas respectivas estruturações e a forma como executam esta tarefa apresentam algumas diferenças importantes de serem compreendidas.
PPRA
Uma das principais diferenças entre PPRA e PCMSO é que o primeiro programa trabalha com a avaliação, antecipação e reconhecimento de qualquer problema de natureza ambiental. Assim, como parte da Norma Regulamentadora n° 9 do Ministério do Trabalho, o PPRA é uma medida feita para assegurar que este tipo de situação não ocorra em um ambiente de trabalho.
PCMSO
Enquanto isso, esse programa tem uma abrangência de objetivos um pouco maior. Ele faz parte da Norma Regulamentadora n° 7 do Ministério do trabalho (NR 7) e atua na prevenção, identificação e rastreamento de problemas de saúde que os trabalhadores possam ter relacionados ao trabalho. Aqui também estão incluídos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde deles.
Compreendidas as diferenças entre PPRA e PCMSO. Mas, a quem eles se destinam?
Depois de ter claras as diferenças entre os dois programas, é hora de identificar as situações em que eles são indicados. De forma geral, o uso de ambos se aplica sobretudo a:
• Trabalhadores que prestarão exames admissionais ou de demissão para uma empresa;
• Implementação de novas medidas de controle e prevenção de acidentes;
• Qualquer documento de divulgação de informações sobre a saúde dos trabalhadores;
• Desenvolvimento específico de políticas de medicina preventiva e ocupacional;
• Por lei, todo e qualquer estabelecimento que conte com o trabalho de funcionários.
Por se tratar de dois programas obrigatórios, ter claras as diferenças entre PPRA e PCMSO faz toda a diferença para uma empresa. No entanto, pode-se dizer que o segundo está dentro das diretrizes gerais do primeiro. Ou seja, ambos se complementam.
Agora que você já conhece as diferenças entre esses dois programas, bem como a importância de cada um para os seus negócios, que tal aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre segurança e medicina do trabalho? Saiba, por exemplo, como a ergonomia aumenta a produtividade da empresa.