Principais riscos mecânicos e riscos elétricos
Sabe-se que os riscos mecânicos são potencialmente geradores de acidentes como o arranjo físico deficiente, ferramentas inadequadas ou defeituosas, máquinas e equipamentos sem proteção, incêndio ou explosão, eletricidade, animais peçonhentos, armazenamento inadequado, dentre tantos outros existentes.
Para que os riscos mecânicos sejam evitados é necessário que haja uma criteriosa avaliação do ambiente de trabalho e dos equipamentos utilizados. Mais abaixo nós falaremos sobre os riscos elétricos. Continue acompanhando nossa postagem.
Riscos elétricos
Os principais riscos elétricos são resultantes do contato das pessoas com a corrente elétrica. Tais riscos podem ocorrer de maneira direta, ou indireta. É importante deixar claro que as consequências do contato com a energia elétrica podem resultar em queimaduras graves e até mesmo na morte do indivíduo.
• Contato Direto: Geralmente acontece quando um indivíduo entra em contato com uma parte ativa de um circuito que está sob tensão. É o tipo de contato que acontece quando alguém toca num elemento condutor de um circuito, como por exemplo, quando ao furarmos uma parede e o berbequim atinge uma ligação elétrica.
• Contato Indireto: Esse é um dos riscos elétricos que acontece normalmente quando um indivíduo entra em contato com massas (partes metálicas) acidentalmente sob tensão. Acontece, por exemplo, quando se toca na cobertura metálica de uma máquina elétrica que, por deficiência no isolamento, está sob tensão elétrica. Este tipo de contato resulta de falhas no isolamento dos equipamentos elétricos, normalmente causados pelo envelhecimento dos materiais dos mesmos.
Aqui no blog você fica por dentro de todas as novidades do nosso setor. Lembre-se que contamos com uma equipe altamente treinada para lhe atender, portanto, em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato conosco.