
Principais componentes de uma saída de emergência
Uma das situações de risco que merece atenção numa empresa é o incêndio, seja ele provocado ou de maneira acidental. Independente do que ocasionou a preocupação imediata é retirar todas as pessoas do ambiente para evitar que as sequelas sejam mais graves. De acordo com a NBR 9077, o Corpo de Bombeiros, e NR's que abordam o tema, a quantidade de pessoas no local determina o número de saídas de emergência.
Para essa análise é preciso verificar os componentes de uma saída de emergência, que são eles:
1. Acesso
É o espaço em que o indivíduo precisa percorrer até chegar à escada de emergência.
2. Escada
É a escada usada para descer e sair do local em que o indivíduo se encontra.
3. Descarga
É a distância entre a porta de saída da escada até o espaço externo.
4. Espaço livre exterior
Pode ser considerada a rua, calçada, ou qualquer outro espaço em que o indivíduo já esteja fora de perigo.
Conforme a tabela 1 da NBR 9077 Shopping Centers por exemplo são classificados como C-3 (Centros Comerciais). O grupo C determina uma pessoa por 3m² de área, sendo a capacidade de acesso igual a 100, capacidade para escada igual a 60, e capacidade para portas igual a 100. Para saber quantas pessoas podem circular pelo local sem prejudicar a segurança de todos deve-se dividir a área total por 3m².
Assim como o Shopping Center, os demais tipos de empresas ao iniciarem suas atividades devem se preocupar em manter o local seguro, assegurar saídas de emergência de acordo com o número de funcionários, instruí-los quando necessário, realizar simulações de incêndio quando possível, manter as saídas livres de objetos e materiais que possam dificultar ou prejudicar a ação do Corpo de Bombeiros em casos de emergência.
As empresas precisam agir de acordo com essas orientações e realizar vistorias regulares não somente nas saídas de emergência, mas também verificar a sinalização (se está em local visível), data de validade dos extintores de incêndio, se todos os funcionários receberam treinamento, etc.
Você já participou de uma simulação de incêndio com evacuação do local? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.