A gestão eficaz da segurança do trabalho é um dos principais elementos para garantir a integridade dos colaboradores e a conformidade com as normativas legais, além de contribuir diretamente para a sustentabilidade e produtividade organizacional.
O PCMSO está diretamente relacionado à segurança do trabalho, pois complementa os esforços de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Estresse ocupacional é a resposta física, emocional e mental que ocorre quando as exigências do trabalho ultrapassam a capacidade do indivíduo de lidar com elas de forma saudável.
A NR 12 é uma Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que define os requisitos de segurança para o uso de máquinas e equipamentos no ambiente industrial e de trabalho.
A Norma Regulamentadora NR 20 orienta quanto a segurança e saúde no trabalho com líquidos combustíveis e inflamáveis.
O absenteísmo e o turnover são dois grandes desafios enfrentados pelas empresas no dia a dia. Ambos podem gerar custos elevados, comprometer a produtividade e, sobretudo, afetar diretamente a segurança do trabalho.
Os acidentes envolvendo choque elétrico são uma das ocorrências mais perigosas no ambiente de trabalho. Saber como agir de forma rápida e correta pode salvar vidas e evitar graves consequências.
A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais discutido, especialmente durante o Setembro Amarelo, uma campanha voltada para a conscientização e prevenção do suicídio.
Os trabalhos a céu aberto envolvem atividades realizadas em áreas externas, onde os trabalhadores estão expostos diretamente às intempéries, como o sol, o vento, a chuva e outras condições climáticas.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) se destina à identificação, avaliação e controle de riscos ocupacionais que possam comprometer a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
O sedentarismo no ambiente de trabalho é uma questão crescente, especialmente em um mundo onde a tecnologia nos permite realizar grande parte das nossas tarefas diárias de forma digital, sem a necessidade de movimentos físicos significativos.
A higiene ocupacional contribui para a promoção da segurança no trabalho, garantindo um ambiente saudável e produtivo. Através da identificação e controle dos agentes de risco.
O mapa de risco é uma ferramenta utilizada para identificar, avaliar e gerenciar os riscos presentes em um ambiente de trabalho.
Os riscos físicos no ambiente de trabalho são aqueles que podem causar danos à saúde dos trabalhadores devido a agentes físicos presentes no local.
A poluição sonora, ou ruído excessivo, pode causar diversos problemas de saúde, como perda auditiva, zumbido, estresse, fadiga e até mesmo problemas cardiovasculares.
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, com o objetivo de promover o conforto, a segurança e a eficiência.
Se tiver alguma dúvida fique a vontade em perguntar, estamos aqui para servir.