
O que é NR 17 - ERGONOMIA?
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
A Ergonomia tem como principal foco estudar e prever as condições de trabalho às quais os funcionários estão sujeitos. De modo a garantir uma melhor qualidade de vida e diminuir os riscos de acidentes e lesões.
Esta NR estuda a relação do homem com seu ambiente de trabalho, assim como o layout das máquinas, dos móveis, e toda a disposição da empresa de forma geral. Ela prevê ainda manter o funcionário confortável durante a realização de suas atividades, assim como prevenir doenças ligadas a esforços repetitivos, má postura, e uso inadequado de ferramentas.
Ao longo do tempo os trabalhadores ficam expostos a diversos riscos ergonômicos, estes podem causar problemas de postura e se agravar dependendo da atividade e máquinas utilizadas. Algumas situações oferecem mais riscos que outras, como por exemplo:
- - monotonia;
- - esforços repetitivos;
- - levantamento de cargas (de maneira incorreta);
- - trabalhos em longas jornadas em pé (em funções como caixa, frentista, etc.).
É necessário que a empresa crie um plano de adequação, de maneira a analisar cada departamento e assim encontrar a melhor forma de como os móveis podem ficar disponibilizados em cada ambiente. Muitas empresas já possuem seus móveis, máquinas e equipamentos, então o ideal seria fazer um estudo de como melhorar o que já existe. Empresas novas no entanto, podem fazer essa verificação antes mesmo de iniciar as compras. De forma a trazer para a empresa somente o que está de acordo com o estabelecido pela NR 17.
Esse cuidado traz diversos benefícios, não somente para os funcionários, mas também para a própria empresa, uma vez que diminui os custos devido ao afastamento, doenças e até invalidez. Quando o ambiente é livre de riscos, há menos funcionários doentes, menos demissões e afastamentos por lesões.
A principal característica da NR 17 é justamente ter esse cuidado com o funcionário, de maneira a garantir boas condições de trabalho, evitando excesso de ruídos, altas ou baixas temperaturas extremas, iluminação inadequada, e muitos outros fatores que diminuem o rendimento do trabalhador.
As máquinas devem estar de acordo com o perfil do trabalhador, como altura, peso, e condições especiais, como por exemplo, se ele é canhoto. Se o funcionário encontrar dificuldades em operar uma máquina durante suas atividades, além de ocorrer acidentes, pode trazer desconforto.
É preciso que não somente a empresa, mas também os funcionários tenham conhecimento sobre a importância desses cuidados. Investir em treinamentos, em capacitação, e normas de segurança a fim de contribuir para a diminuição dos acidentes ligados a Ergonomia.
O ISC oferece o curso de NR 17 em sua grade, o qual é oferecido In Company e à distância. Você já possui essa certificação? Os funcionários da sua empresa têm conhecimento sobre essa norma? Entre em contato com o ISC e saiba mais informações. Teremos muito prazer em atendê-lo.