(NR 35) Trabalho em altura: riscos e prevenção de acidentes
A NR 35 tem como principal objetivo determinar as condições necessárias para realizar trabalho em altura de forma segura, evitando acidentes e contribuindo para a integridade e saúde dos funcionários.
Grande parte dos acidentes poderiam ser evitados se houvesse maior atenção e cuidado durante a realização de diversas atividades. Antes de iniciar qualquer trabalho é preciso uma Avaliação Preliminar de Risco, somente após verificar que o local está de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora, é que o profissional poderá começar a trabalhar.
Diversas atividades envolvem trabalho em altura como serviços de montagem, inspeção, manutenção, resgate, construção civil, entre outros. Todos oferecem risco de quedas aos trabalhadores, o que exige treinamento e preparação para atuar nessas áreas.
No trabalho em altura para minimizar os riscos de acidentes é preciso que além de conhecer bem essas áreas, sejam adotadas medidas de prevenção. Deve ser um trabalho realizado em conjunto, entre empresa e funcionários.
Áreas com risco de queda
- - telhados;
- - fachadas;
- - escadas móveis;
- - andaimes;
- - beirais;
- - áreas confinadas, etc.
Medidas de prevenção
- - treinamentos;
- - uso de EPI's;
- - reconhecimento dos riscos;
- - planejamento (APR); etc.
Além desses cuidados é importante ainda que qualquer situação fora do comum, defeito, rachadura, deformação, rompimento ou corrosão, seja comunicada rapidamente ao supervisor imediato para serem tomadas medidas adequadas.
Quando o assunto é acidente de trabalho o melhor caminho é o da prevenção!