NR 10 aplicada à Energia Eólica evita acidentes
A produção de Energia Eólica no Brasil ainda é considerado um mercado em expansão, no entanto ele exige os mesmos cuidados que outras empresas no quesito Segurança do Trabalho. A produção de energia deve seguir as orientações da NR 10 - Norma Regulamentadora nº 10.
A Saúde e Segurança do Trabalho nos Parques Eólicos visa propor medidas que evitem acidentes e garantam um ambiente de trabalho mais controlado e livre de riscos para a realização de atividades ao longo do projeto.
As orientações da NR 10 devem ser consideradas e aplicadas em todas as fases:
- - fabricação de peças de turbinas eólicas;
- - instalação e manutenção;
- - recuperação e tratamento de resíduos;
- - transporte feito em todas as etapas.
A criação de Parques Eólicos envolve muitas situações nas quais o indivíduo pode sofrer algum tipo de acidente, por isso é preciso cuidado e atenção às normas de segurança em qualquer uma das situações abaixo:
- - quedas;
- - lesões;
- - riscos elétricos;
- - posturas inadequadas;
- - espaços confinados;
- - condições meteorológicas diversas;
- - instalação em áreas de risco.
Desde 2014 o mercado de Energia Eólica tem crescido muito, o que tem aumentado consideravelmente a demanda por profissionais que tenham formação e possam atuar nessa área. Conforme pesquisa, atualmente são empregadas mais de 200mil pessoas e a previsão é que esse número continue crescendo.
A Energia Eólica traz consigo características que preservam o meio ambiente: não é poluente, é renovável e limpa, além de não produz gases de efeito estufa. O valor final dessa energia em comparação com a de hidrelétricas é bem menor para o consumidor, no entanto a construção de Parques Eólicos ainda é inviável para alguns empresários.
Mesmo assim o Nordeste tem investido cada vez mais nessa área e já é responsável por cerca de 90% da produção nacional de Energia Eólica, tendo o RN como principal Estado produto.