![](../files/NR35-Cinto-de-Seguranca.png)
EPI: qual a importância de usar cinto de segurança?
Equipamentos de proteção individual são instrumentos indispensáveis em atividades que envolvem risco à saúde e à vida do trabalhador. No caso do trabalho em altura, o uso do cinto de segurança protege o profissional de quedas e do risco de morte.
O que é o trabalho em altura?
A NR 35, Norma regulamentadora do MTE conceitua o trabalho em altura como toda a atividade efetuada acima de 2 metros de altura e que ofereça risco de queda.
De acordo com o Sistema Fiep, 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados a quedas. Só em 2017, 161 funcionários morreram em decorrência disso.
Portanto, o uso do cinto de segurança para altura é tão importante. Ele garante a integridade física do trabalhador em várias atividades, tais como:
- Limpeza de janelas e fachadas;
- Limpeza de calhas e telhados;
- Podas de árvores;
- Montagem e desmontagem de andaimes e estruturas metálicas;
- Trabalho em antenas de transmissão;
- Atividades executadas em andaimes e plataformas entre outras.
A importância de usar o cinto de segurança
Os cintos de segurança para altura possuem diversos modelos e tipos. O modelo ideal depende do tipo de trabalho a ser efetuado, pois o posicionamento das travas, argolas e alças por onde vão passar as cordas é que vão permitir que braços e pernas do funcionário fiquem livres para executar a tarefa.
Nesse contexto, os principais tipos de cintos de segurança são:
- Cinto para espaços confinados;
- Cinto para soldadores (trabalho a quente);
- Para resgate e alpinismo industrial;
- Cinto tipo paraquedista;
- Para pintores e profissionais da construção civil.
Vale a pena destacar que para o correto uso desse equipamento é necessário treinamento. Além disso, a cada novo uso deve ser feita uma inspeção de segurança, conferindo as costuras, fivelas, argolas e cordas.
E conforme mencionamos anteriormente, os cintos de segurança são indispensáveis para proteger a vida do trabalhador na execução de seu trabalho, pois evitam quedas e óbitos. Além disso, ainda protegerem a empresa de multas, autuações e processos por negligência.
Além do cinto de segurança outros equipamentos fazem parte dos requisitos para o trabalho em altura como os capacetes, luvas e óculos. E por falar em medidas de segurança, conheça também as que devem ser adotadas para trabalhar com energia elétrica.