EPI - Protetor auricular para que serve
Uma das medidas para a realização de um trabalho mais seguro é o uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual. Eles têm a função de proteger diversas partes do corpo como cabeça, mãos, pés, ouvidos, olhos, etc. Por isso é necessário que o trabalhador compreenda sua importância e faça disso um hábito.
Entre os diversos EPI's há o protetor auricular que tem a função de proteger os ouvidos do colaborador durante a execução de suas atividades. Ele protege dos ruídos das máquinas, da variação de som, e dependendo do formato impede que objetos ou materiais possam agredí-lo.
O som de uma TV ligada, de uma música no rádio, ou de pessoas conversando é agradável aos ouvidos, no entanto, conforme sua intensidade e frequência aumenta, como no caso de máquinas na linha de produção pode ser perigoso aos ouvidos, causando surdez em alguns casos.
Os protetores são escolhidos conforme a empresa e ramo de atividade, sendo assim há diversos tipos no mercado, o que exige do empregador estudo e assertividade no momente da escolha.
Tipos de protetor auricular
- - Espuma;
- - Silicone;
- - Concha;
- - Tampão.
Dicas para quem usa protetor auricular
- - Nunca empreste ou use de outras pessoas;
- - Quando não estiver em uso deixe-o guardado;
- - Sempre lave as mãos antes de usá-lo;
- - Troque sempre que for necessário;
- - Evite contato com produtos químicos para não danificá-lo;
- - Ele é propriedade da empresa por isso não o leve para casa;
- - Utilize somente para a função para o qual foi desenvolvido.
Lembre-se todo EPI auxilia na sua segurança e pode evitar acidentes de trabalho, por isso deve fazer parte da sua rotina e ser usado desde que você chega à empresa e inicia suas atividades.