
A jornada de trabalho muitas vezes desgastante obriga o empregado permanecer na mesma posição por longos períodos. Essa característica pode acarretar doenças ocupacionais e lesões irreversíveis como a LER (lesão por esforço repetitivo). Algumas dicas de Ergonomia podem melhorar o ambiente de trabalho e reduzir o risco de lesões.
Cada função tem suas particularidades o que exige do profissional em Segurança do Trabalho uma análise detalhada de cada ambiente. Essa análise deve garantir melhores condições de trabalho visando o conforto do trabalhador enquanto desempenha suas tarefas.
O ambiente de trabalho deve ser um espaço confortável que promova a saúde e segurança do empregado. Para isso são necessários seguir alguns cuidados, acompanhe logo abaixo.
Cuidados com a Ergonomia no trabalho
- 1. Mantenha boa postura enquanto estiver no computador, sempre com a cabeça alinhada ao monitor, pés apoiados no chão e costas ereta.
- 2. Mantenha a estação de trabalho organizada evitando queda de materiais, posição desfavorável ou dores causadas por movimentos bruscos.
- 3. Mantenha os objetos de uso regular (como grampeador, impressora, porta-canetas) ao alcance das mãos. A distância pode provocar cãimbras ou mal jeito na coluna conforme o movimento.
- 4. Evite incidência de luz na tela do computador. Excesso de claridade e/ou esforço para ver o monitor podem cansar os olhos e a longo prazo prejudicar a visão.
- 5. No caso de atividades repetitivas deverá haver descanso e/ou alongamento do corpo a cada 45 minutos.
- 6. Deve haver troca de posição constantemente para evitar fadiga. Deve-se priorizar uma posição confortável.
- 7. Praticar ginástica laboral sempre que oferecido pela empresa. Prestar atenção aos intervalos e movimentos conforme a atividade.
- 8. Se a empresa possuir um profissional de Ergonomia o mesmo deverá avaliar a postura de cada colaborador.
Benefícios da Ergonomia no ambiente de trabalho
- • Menor rotatividade
- • Menos afastamentos
- • Maior produtividade
- • Melhora no clima organizacional
- • Redução de lesões/doenças ocupacionais
É fato que muitas empresas não direcionam esforços necessários quando o assunto é Ergonomia. Muitos empregados desconhecem os benefícios e importância da Ginástica Laboral. O empregador deve desenvolver medidas de conscientização e tornar mais fácil essas práticas.
O empregado por outro lado deve tornar essas práticas algo simples e parte da rotina de trabalho. Os benefícios podem ser percebidos a curto e longo prazo. Procure saber se sua empresa oferece essas opções caso contrário aborde o assunto em reuniões com a CIPA, Técnico em Segurança do Trabalho ou mesmo o empregador caso haja oportunidade.