
Como o bullying afeta o desempenho do trabalhador?
Quem nunca recebeu um apelido quando estava no colégio? Ou mesmo dos familiares? Mas o que era pra ser uma simples brincadeira vem se tornando uma situação cada vez mais preocupante. Muitos trabalhadores sofrem bullying no ambiente de trabalho e não sabem como resolver essa situação.
No ambiente corporativo o bullying é um pouco mais grave. O profissional permanece sofrendo para manter seu emprego. Muitas vezes o responsável por essas brincadeiras é um superior. Ele sofre de ansiedade, insônia, mau humor mas não toma nenhuma atitude por medo de represálias.
O que é considerado bullying?
- - fofocas;
- - intimidações;
- - manipulação;
- - exclusão de conversas;
- - piadas sobre partes do corpo; etc.
Como se proteger desses ataques?
- - buscar conversar com o agressor;
- - mostrar que a situação é desconfortável;
- - informar à gerência se for possível;
- - pedir demissão;
- - abrir ação judicial contra o agressor; etc.
Em muitos casos quando a pessoa que sofre perseguição decide falar sobre essa situação os colegas tendem a exclui-lo mais ainda, uma vez que é considerado "dedo-duro" ou ridicularizado por não saber resolver seus próprios problemas.
O bullying obedece a uma escala começa com pequenas piadas/risos e com o tempo vai se tornando mais grave chegando agressões verbais e físicas. Por isso é importante que haja diálogo sobre o tema nas empresas e que as pessoas se sintam encorajadas a denunciar.
Independente do grau o bullying impacta na produtividade, prejudica os resultados da empresa e pode acabar com a carreira do profissional. Converse sobre o assunto, informe seu superior e sugira formas de resolver esse problema.
Você já sofreu bullying no ambiente de trabalho? Conte-nos sua experiência!