Como melhorar o Clima Organizacional no setor de teleatendimento?
Valorizar o clima organizacional no setor de teleatendimento é essencial para ter mais produtividade. Ele melhora a percepção que os funcionários têm da empresa, o que afeta positivamente a satisfação deles com a organização. Isso por sua vez, se reflete nos resultados, pois estimula os colaboradores a alcançarem metas e objetivos estabelecidos.
Um call center é um ambiente essencialmente competitivo e estressante. Nele, os funcionários são submetidos a metas quase sempre inalcançáveis, trabalho repetitivo e cobranças psicológicas. Apesar de a profissão de operador de telemarketing ser considerada porta de entrada para o mercado de trabalho para milhares de jovens, também é a que mais causa afastamentos por ansiedade, estresse e até depressão.
Felizmente, com algumas ações simples é possível melhorar o clima organizacional no call center. A seguir listamos algumas delas para você entender melhor!
Dicas para melhorar o clima organizacional no setor de teleatendimento
Antes de conhecer as ações que devem ser colocadas em prática para melhorar o ambiente de trabalho no call center, é preciso compreender do que se trata efetivamente o clima organizacional.
Na prática, essa é uma expressão utilizada para medir a qualidade do ambiente de trabalho, levando em consideração o bem-estar físico e psicológico das equipes. Ela envolve respeitar os limites dos colaboradores, as suas opiniões e as suas diferenças étnicas, adotando uma comunicação positiva.
Ou seja, é uma forma de fazer com que cada trabalhador sinta-se valorizado pelo que é e pelo que faz e fique cada vez mais satisfeito em fazer parte da empresa. De acordo com o Sebrae, o clima organizacional contribui para o crescimento das organizações.
Confira abaixo como melhorar o clima organizacional no setor de teleatendimento. Ao transformar essas práticas em cultura organizacional, certamente você terá uma empresa de sucesso!
Estimule o trabalho em equipe
Que tal trocar as metas individuais por metas compartilhadas? Essa, aliás, é uma excelente dica para quem precisa melhorar o clima organizacional no setor de atendimento. A estratégia estimula a interação entre a equipe de trabalho, de forma que tenham que agir em sintonia para alcançar bônus e metas.
Reúna a equipe periodicamente
Promover reuniões quinzenais ou mensais também é uma ótima maneira de melhorar o clima organizacional no setor de teleatendimento. Reunir toda a equipe para um coffee break, para um churrasco de fim de semana ou para um happy hour ajuda a fortalecer os laços de amizade entre os operadores e diminui consideravelmente a competitividade entre eles.
Valorize os bons resultados dos operadores
Nada pior do que dar o máximo de si para alcançar um objetivo e após cumprida a missão, não ser valorizado, não é mesmo? E quando falamos aqui em valorização, não estamos apenas nos referindo aos prêmios em dinheiro, embora isso também seja importante.
Estamos nos referindo, na verdade, à celebração das conquistas daquele operador, à valorização como profissional. Sem dúvida alguma isso vai estimular com que ele busque mais resultados positivos para a empresa. A cada campanha finalizada, por exemplo, forneça feedbacks aos colaboradores. Isso os ajudará a saber onde estão acertando e em quais pontos precisam melhorar.
Melhore o clima organizacional no setor de teleatendimento com a ginástica laboral
Em outra oportunidade falamos aqui no blog sobre a ginástica laboral (se você ainda não leu, clique neste link para acessar o artigo). Trata-se de um conjunto de exercícios físicos que têm como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, prevenindo doenças ocupacionais como LER, DORT, problemas na coluna, varizes entre muitas outras.
De curta duração (cada sessão dura no máximo 15 minutos), a ginástica laboral também é uma excelente ferramenta de produtividade. Ela ajuda a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, melhora a concentração, a disposição física, a autoestima e a interatividade entre os colaboradores.
Invista em capacitação profissional
Por fim, mas não menos importante, vale a pena destacar a importância do treinamento profissional para call center. Ele pode ser ministrado para pequenos ou grandes grupos de operadores e possibilitam corrigir erros de atendimento, de postura profissional, entre outros fatores que estejam impedindo a evolução do setor.
E como se já não bastassem essas vantagens, também ajudam a integrar a equipe e oferecem um “plus” no currículo do profissional.
Nesse caso, no entanto, o mais indicado é que sejam cursos rápidos e com carga horária reduzida, de forma a se adaptarem à rotina do maior número possível de colaboradores. Além disso, capacitações rápidas são menos cansativas e geralmente não exigem remanejamentos de escalas de trabalho.
Certamente agora você já sabe que melhorar o clima organizacional no setor de teleatendimento deve ser prioridade para a sua empresa, não é mesmo? Lembre-se que a estratégia aumenta o nível de satisfação dos colaboradores com a organização. Isso, por sua vez, melhora a qualidade do atendimento e consequentemente a imagem da empresa perante os clientes.
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