Como evitar acidentes no ambiente de trabalho?
Os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, só em 2018 foram contabilizados 576.951 casos pela Previdência Social.
Entretanto, de acordo com a Fundacentro, esse número pode ser ainda maior, se forem considerados também os trabalhadores autônomos e informais. Segundo o órgão, o número de acidentes pode chegar a 4 milhões por ano.
O que são acidentes de trabalho?
A princípio, acidente de trabalho é todo aquele que acontece com o trabalhador em suas atividades laborais. Eles podem acontecer dentro ou fora da empresa e gerar lesões físicas, problemas psicológicos e até mesmo incapacitação profissional.
Quais os mais comuns
Os acidentes de trabalho mais comuns são os relacionados ao uso incorreto e ao não uso dos equipamentos de segurança. Ainda, à falta de atenção, que ocasiona quedas, cortes, golpes com ferramentas etc.
Além destes, há ainda os acidentes relacionados à falta de sinalização e ao arranjo físico inadequado. Contudo, existem também aqueles motivados pelo cansaço extremo, decorrente de uma jornada de trabalho prolongada e exaustiva.
O fato é que é dever da empresa zelar pela saúde e bem-estar de seus funcionários. Portanto, analisar os perigos que envolvem a função e tomar medidas para saná-los é uma obrigação do empregador.
Como evitar acidentes de trabalho?
As NRs (Normas Regulamentadoras) do Ministério do trabalho orientam as medidas que devem ser tomadas pelas empresas e trabalhadores para evitar os acidentes de trabalho. Elas levam em consideração os riscos oferecidos por cada profissão.
Contudo, algumas medidas simples podem ser adotadas por todos com a finalidade de evitar acidentes, a saber:
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI);
- Utilização de equipamentos de proteção coletiva;
- Fazer um checklist antes de começar o trabalho, verificando máquinas e equipamentos;
- Não dispersar a atenção com conversas e brincadeiras durante o expediente em locais perigosos e durante o manejo de máquinas;
- Não improvisar ferramentas;
- Orientar os funcionários periodicamente quanto ao uso dos equipamentos e da postura durante o expediente;
- Promover cursos de qualificação e orientação aos riscos do trabalho regularmente.
Como você pode compreender, é dever da empresa zelar pela saúde e segurança dos seus funcionários. Além de estar alinhada com as leis de proteção ao trabalhador, isso significa mais produtividade e menos custos também.
E por falar em acidentes de trabalho, conheça os benefícios da sinalização de segurança no chão de fábrica.