Como a Ergonomia aumenta a produtividade da empresa?
A sua empresa sofre com o absenteísmo? Então entenda o que é ergonomia e como ela pode aumentar a produtividade da sua empresa, reduzindo significativamente o número de faltas decorrentes de atestados médicos ou falta de motivação.
O que é ergonomia?
A princípio, o seu conceito não é tão difícil assim de ser compreendido. Trata-se, na realidade, de um conjunto de normas que possuem a finalidade de adequar as condições de trabalho para garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador.
A NR 17
As normas regulamentadoras ou NRs regulam as diretrizes e orientam os procedimentos obrigatórios que visam o conforto, a segurança e a saúde do trabalhador. E com relação à ergonomia no ambiente de trabalho, isso não seria diferente.
Nesse caso, as regras são determinadas pela NR 17. Ela define os parâmetros a serem adotados no ambiente de trabalho no que diz respeito ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais, bem como aos móveis e equipamentos do local.
Além disso, a NR 17 também prevê sobre as condições ambientais e organização do trabalho.
Benefícios da ergonomia no trabalho
Tanto as doenças ocupacionais quanto os acidentes de trabalho geram afastamentos, que prejudicam consideravelmente o fluxo produtivo de uma empresa.
Por causa disso, a ergonomia no ambiente corporativo tem sido vista pelos gestores como um instrumento capaz de reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de pessoal em decorrência de atestados médicos ou insatisfação profissional.
Contudo, as condições ergonômicas no ambiente de trabalho também oferecem outros benefícios ao mundo dos negócios, a saber:
Previne doenças do trabalho
Em primeiro lugar, devemos lembrar que o princípio básico da ergonomia é adequar o ambiente de trabalho bem como os equipamentos às necessidades psicofisiológicas do colaborador.
Em outras palavras, isso significa poder contar com computadores, cadeiras e mesas na altura adequada, reduzindo, assim, riscos de lesões como LER e DORT.
Reduz a fadiga e o estresse
Outro ponto que não deve passar despercebido na NR 17, principalmente para trabalhadores de call center, é a previsão de pausa durante a jornada de trabalho.
Essa medida visa justamente a redução do estresse e da fadiga proporcionados por escalas prolongadas e ininterruptas.
A ergonomia também deixa os trabalhadores mais motivados
Ademais, um ambiente de trabalho ergonômico faz com que os colaboradores se sintam valorizados. Afinal, a empresa passa a impressão de se importar com a saúde física e mental dos seus profissionais, o que faz com que eles tenham vontade de exercer suas atividades laborais ali.
Certamente você já compreendeu o quanto a ergonomia pode aumentar a produtividade da sua empresa, não é mesmo? Então que tal ficar por dentro de outros assuntos também relacionados à segurança e saúde no trabalho? Saiba, por exemplo, qual é o objetivo da Higiene Ocupacional.