
Apesar das mudanças na economia a Construção Civil continua sendo uma das áreas que mais desenvolve. Todos os dias presenciamos a construção de prédios, condomínios, shoppings, ou apenas reforma de obras que já existem. Devido a complexidade da obra e quantidade de trabalhadores é grande o número de acidentes que ocorrem todos os anos.
A Segurança no Trabalho é uma iniciativa que depende do trabalho em conjunto de empregadores e empregados. Ela exige que os funcionários passem por treinamentos, recebam orientações, aprendam a usar EPI's, façam reciclagem sempre que necessário e mantenham-se atualizados no que diz respeito a sua função.
Além das medidas acima é importante também que o ambiente esteja favorável para a realização de um trabalho seguro, evitando as seguintes falhas:
- * falta de cinto de segurança, capacete, luvas;
- * assoalho inapropriado para andaime;
- * uso inadequado do capacete;
- * uso inadequado do espaço para descanso;
- * ausência de passagem no andaime;
- * montagem de ferros em local inadequado;
- * passagem em altura sem corrimão; etc.
A empresa deverá contar com equipe de profissionais capaz de avaliar os riscos, determinar medidas a serem seguidas e verificar se essas novas ações estão mostrando bons resultados. Quando o profissional sofre lesão, queda ou até morte isso impacta diretamente o andamento da obra, retardando a data de entrega. Por isso deve-se priorizar a implantação de medidas preventivas de controle e gestão dos riscos.
Etapas da avaliação de riscos
- * identificação dos perigos;
- * estimativa do risco a partir de cada perigo, considerando a probabilidade e a gravidade do risco;
- * decisão se o risco é tolerável.
De acordo com pesquisa realizada em várias empresas foi possível perceber que grande parte dos acidentes é causada por falha humana envolvendo falta de atenção, concentração, foco e traços de personalidade. Isso exige implantação de processos que envolvam todos os setores e disseminação da cultura de segurança.
Você participa de treinamentos na sua empresa? Faz uso correto de EPI's? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.